top of page
Nacional.png

Elo Social implanta unidade no Morro do Alemão - Rio de Janeiro


O destemido e desbravador projeto Elo Social é cada vez mais presente nas comunidades consideradas mais carentes e violentas do Brasil.

O presidente da CESB – Confederação do Elo Social Brasil – Jomateleno do Santos Teixeira, conquistou o direito de ter um núcleo de seu trabalho no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, fato que também ocorreu em todos os pontos críticos de violência no Brasil.

Jomateleno diz que está promovendo uma verdadeira invasão social, pois as invasões armadas reeditadas a cada governante não têm surtido um efeito positivo com relação ao recuo da criminalidade.


O menor, morador do morro, tem como seus ídolos os traficantes e não os policiais e quando crescem querem ser iguais a seus ídolos. Por isso o projeto do Elo Social visa combater a criminalidade e não o criminoso.


Os criminosos têm que continuar a ser combatidos pela polícia enquanto a criminalidade é uma responsabilidade do estado, mas um dever do cidadão. Ela é mental, e é assim que tem que ser enfrentada. Temos que mudar os paradigmas. Temos que fortalecer as famílias. Temos que mostrar com mais foco e luz o lado certo das coisas.

Isso se faz com cidadania e não com armas nem a força como reiteradamente vem sendo feito. Acreditamos que as sedes do Social do Cidadão construídas nos bairros e pontos de maior violência criarão uma barreira social que em um curto espaço de tempo minimizará os efeitos criminais.


O certo é que as facções criminosas não têm absolutamente nada contra o trabalho social feito pelo Elo Social, tanto no projeto www.socialdocidadao.org.br como no projeto www.socialcarceraria.org.br por razoes simples, defendemos as mulheres, os menores e os idosos e eles também respeitam esse público. O fato de darmos conhecimentos de cidadania e profissionalizante para as famílias mais uma vez impede que os mesmos nos persigam por razoes obvias, ou seja, o traficante é traficante, mas não quer que seu filho o seja, o ladrão é ladrão, mas não quer que seu filho o seja, e nós damos caminho e direcionamento corretos para estes menores.



32 visualizações0 comentário
bottom of page